Patronos e Sócios fundadores da AFBA

Aluízio Valle  Fundador 

Pintor, cenógrafo e professor de pintura. Trabalhou num estaleiro nos começo de sua vida, o que se refletiu nos perfis de barcos, cais e portos, estaleiros e beiras de praia que estão presentes em sua obra. Cursou na antiga ENBA – Escola Nacional de Belas Artes no RJ, onde foi aluno de artistas famosos tais como Marques Júnior, Augusto Bracet e Rodolpho Chamberlland, participou de vários salões pelo Brasil, inclusive o Salão Nacional de Belas Artes, de 1934 onde obteve menção honrosa entre outros prêmios e medalhas, inclusive prêmio de viagem do Salão Nacional de Belas Artes. Anos mais tarde foi um dos fundadores da AFBA e lecionou pintura durante vários anos na Escola Fluminense de Belas Artes – EFBA. Foi considerado um dos mais célebres incentivadores da arte e da cultura fluminense e das artes plásticas em Niterói, onde faleceu em 1988.

VALLE, Aluízio. Redes de Pesca

VALLE, Aluízio. Redes de Pesca

Bráulio Poiava – Patrono

Paisagista, marinhista, professor e pintor. Integrou o Núcleo Bernardelli que estava voltado para a pintura ao ar livre, em detrimento do trabalho confinado nos ateliês. Estudou no Liceu de Artes e Ofícios, no Rio de Janeiro, onde teve aulas com Paulo Mazzucchelli. Posteriormente matriculou-se na Escola Nacional de Belas Artes, tendo sido aluno de Rodolfo Chambelland. Foi patrono da AFBA, professor na Escola Fluminense de Belas Artes – EFBA e fez parte do Núcleo Bernardelli e da mostra que o grupo promoveu no ano seguinte, no Rio de Janeiro. Em 2007 a Prefeitura de São Gonçalo prestou-lhe homenagens quando reinaugurou a Casa das Artes. 

POIAVA, Bráulio. Natureza Morta

POIAVA, Bráulio. Natureza Morta

Cadmo Fausto   Patrono

Tornou-se conhecido por suas obras clássicas sobre episódios da história do Brasil. Cursou a Escola Nacional de Belas Artes, possui obras nos acervos de importantes museus tais como do Museu Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro e no Palácio do Planalto em Brasília. Foi patrono, membro associado da AFBA e professor da EFBA. O nosso atual presidente Ricardo Barradas é um grande admirador da obra e da trajetória de Cadmo Fausto e se dedica a muitos anos ao estudo e a pesquisa do trabalho deste grande artista brasileiro. Barradas diz: “Hoje quando alguns artistas contemporâneos utilizam-se das plataformas numismáticas para intervenções, variações e mesmo alegorias sobre o papel moeda, talvez muitos deles não conheçam o pioneirismo disto por Cadmo Fausto Souza, que já realizou a algumas décadas passadas.” Cadmo Fausto faleceu em 1983 no Rio de Janeiro.

FAUSTO, Cadmo. Cena rural

FAUSTO, Cadmo. Cena rural

Edgard Parreiras – Fundador

Influenciado pelo impressionismo, essencialmente paisagista, foi um artista fiel a tradição acadêmica de ter o desenho como base fundamental dos seus trabalhos. Iniciou seus estudos de pintura com seu tio, o renomado professor e pintor Antônio Parreiras. Em 1908 viajou a Paris com o tio e matriculou-se na Académie Julian, onde teve aulas com Jean-Paul Laurens. Regressa ao Brasil em 1911 e participa da 1ª Exposição Paulista de Belas Artes, no LAOSP (Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo) com muitos artistas do Rio de Janeiro e de São Paulo. Participou regularmente das Exposições da ENBA de 1913 a 1939. No ano de 1928, faz da parte do Grupo Almeida Júnior – SP. Tem obras suas em importantes museus e coleções no Brasil e no Exterior. Foi fundador, associado da AFBA e professor da Escola Fluminense de Belas Artes – EFBA em Niterói, no Rio de Janeiro, durante muitos anos até 1964, data de seu falecimento.

PARREIRAS, Edgar. Paisagem M H A do Estado do RJ

PARREIRAS, Edgar. Paisagem M H A do Estado do RJ

Gerson Azeredo Coutinho – Fundador e Patrono

Pintor e Arquiteto formado pela Escola Nacional de Belas Artes e aluno de Henrique Bernardelli. Praticou o figurativismo em marinhas, paisagens e pessoas, com um realismo perto do naturalismo. Possui verbete sobre sua biografia e obras no Dicionário Brasileiro de Artistas Plásticos do MEC. Participou de inúmeras exposições coletivas no exterior, como na Europa e nos EUA, San Francisco e Nova York. O MNBA Museu Nacional de Belas Artes no Rio de Janeiro, possui em seu acervo de obras de grandes mestres da pintura brasileira alguns trabalhos de sua autoria, principalmente paisagens do Estado do Rio de Janeiro. Foi premiado no Salão Nacional de Belas Artes de 1934, 1935, 1936 e 1941, assim como no Salão Paulista de Belas Artes de São Paulo nos anos 1940,1941, e 1943. Foi professor da EFBA e membro associado da AFBA, seu nome e assinatura consta na ata de fundação da entidade. Faleceu em 1967 no Rio de Janeiro.

COUTINHO, Gerson Azeredo. Parque

COUTINHO, Gerson Azeredo. Parque

Moisés Nogueira da Silva – Fundador

Pintor Português naturalizado e radicado em Niterói, desde 1910. Foi discípulo de Visconti e Batista da Costa. Fundou a Sociedade Brasileira de Belas Artes e é citado no livro “Artistas e Pintores no Brasil”, por Theodoro Braga – 1942. Ativo em vários salões de arte, assim como no Salão Nacional de Belas Artes, no RJ onde obteve menção honrosa de 2º grau. E em 1927 no mesmo salão que conferiu o Prêmio de Viagem a Europa ao grande mestre da pintura brasileira, o artista amazonense Manoel Assunção Santiago. O artista teve marcada atuação no cenário da arte plástica fluminense, tendo pertencido a AFBA, como um dos fundadores. Morreu em 1969 em Niterói. 

SILVA, Moisés Nogueira. Corcovado Visto da Glória

SILVA, Moisés Nogueira. Corcovado Visto da Glória

Pedro Campofiorito – Fundador

Arquiteto, decorador, cenógrafo, pintor e professor de artes plásticas, nascido em Roma, estudou no Instituto de Belas Artes em Roma (Itália) e frequentou o estúdio de Zeferino da Costa no Palácio do Papa Julio II, auxiliando o mestre nos projetos de decoração para a Igreja da Candelária do Rio de Janeiro. Veio para Brasil em 1899, a convite de Zeferino da Costa, para lecionar na Escola de Belas Artes do Pará, em Belém. Nessa cidade, fundou e decorou o Salão Paraense de Belas Artes, e trabalhou como decorador das grandes festas religiosas e populares. Em 1913, mudou-se para o Rio de Janeiro e fixou-se em Niterói. Naturalizou-se brasileiro em 1938 e tornou-se funcionário público da Secretaria de Obras Públicas de Niterói. Atuou como membro fundador da AFBA, professor da EFBA e como diretor do Museu Antonio Parreiras (MAP), em 1942. Trabalhou e residiu durante os últimos anos de sua vida em Niterói, onde faleceu em 1945. 

CAMPOFIORITO, Pietro. A cor das flores

CAMPOFIORITO, Pietro. A cor das flores

Sansão Campos Pereira – Patrono

Intelectual, engenheiro, artista plástico incansável, pintou milhares de telas, que estão distribuídas mundo afora. Orgulho do Acre, Sansão tem obras expostas na Assembleia Legislativa do Acre, Palácio do Governo, Tribunal de Contas do Estado, Tribunal de Justiça, entre outros locais no Acre e no mundo. Ele foi responsável por pintar a obra a sacra “Gênesis – e Deus Fez a Luz” que está exposta na Catedral Nossa Senhora de Nazaré, em Rio Branco. Esse painel, que está no altar, tem mais de 240 metros de área pintada e é considerada a maior obra sacra existente numa catedral. Realizou exposições na Alemanha, Argentina, Canadá, Chile, Espanha, Estados Unidos da América, França, Japão, México, Paraguai, Portugal e Uruguai, além de diversas exposições individuais por todo o Brasil. Em seus mais 60 anos de carreira, recebeu expressivo número de medalhas e menções honrosas, tornando-se um dos artistas mais laureados do panorama da arte internacional. Foi patrono da AFBA. Morreu em 2014 no Rio de Janeiro.

PEREIRA, Sansão Campos. Marinha

PEREIRA, Sansão Campos. Marinha