Escola Fluminense de Belas Artes – EFBA

Escola-Fluminense-de-Belas-Artes-EFBA-11

A Escola Fluminense de Belas Artes – EFBA vem ao longo de muitos anos desde a fundação de sua entidade mantenedora a Associação Fluminense de Belas Artes AFBA, desenvolvendo programas de ensino presenciais voltados para a formação técnica, profissional e graduação assim como a atualização e aprimoramento de artistas, artesãos, curadores, criadores, estudantes, pesquisadores e demais profissionais interessados em estabelecer ou aprofundar seu contato e conhecimentos com a arte e a cultura. 

É sem dúvida uma das mais antigas e tradicionais escolas de artes plásticas e visuais privadas do Brasil que funcionou e ficou localizada durante muitos anos na Rua Professor Hernani de Melo, número 18 no tradicional bairro de São Domingos no município e cidade de Niterói no Estado do Rio de Janeiro.

Por mais que a nova presidência, a nova diretoria como também uma grande legião de antigos e fiéis amigos de nossas entidades vem tentando sem grande êxito buscarem junto aos poderes públicos um digno e merecido espaço para o funcionamento, tanto para a AFBA que é detentora por Lei dos títulos de utilidade publica municipal e estadual como para a EFBA, hoje encontram-se sem sede oficial para darmos continuidade aos nossos trabalhos. 

Mas a AFBA e a EFBA não pode parar e em breve estaremos funcionando temporariamente em uma sala comercial em Copacabana no Rio de Janeiro, que em breve disponibilizaremos a todos.  

Fundada no ano seguinte da inauguração da Associação, A Escola Fluminense de Belas Artes passou a desempenhar importante papel nas artes plásticas do nosso estado e país como afirmam diversos autores em uma extensa bibliografia especifica da verdadeira história das Artes Plásticas e Visuais no Brasil.

Hoje com a nova presidência e diretoria vem buscando resgatar seu papel original e mesmo ocupar doravante o digno papel nas artes plásticas e visuais, na cultura formal e popular que lhe é devido mesmo que desde o inicio tenha ocorrido de forma tradicional com uma boa sede cedida pelo estado. 

Mesmo assim a nova Escola Fluminense de Belas Artes – EFBA vem aos poucos desenvolvendo projetos vanguardistas que serão disponibilizados em breve pela AFBA adotando os novos modelos de escola tradicional nômade e também de escola aberta de arte e de cultura como a utilização das modernas plataformas do EAD de cursos e ensino a distância. No objetivo de levar a Arte e a Cultura onde o povo está.

Revigorando-se em um dos mais importantes espaços livre para as novas gerações com concepções e plataformas artísticas, estéticas e culturais atualizadas mais abrangentes por uma nova visão de arte colaborativa cidadã tão exigidas hoje nos vários momentos das cadeias produtivas e criativas.

Ao mesmo tempo é bom lembrar que pelo novo entendimento da AFBA e da EFBA não concordamos que nem a Associação e nem a Escola possam outorgar premiações, títulos e medalhas de mérito artístico e cultural, pois nenhuma das duas entidades em questão possuem nenhuma registrada e oficial “Ordem de Mérito das Belas Artes”. Só nos cabendo por entendimento geral o direito de conferir medalhas comemorativas mesmo assim com novos critérios e pré-requisitos ainda em desenvolvimento. 

Sendo assim todas as premiações anteriores dadas e conferidas, por nós serão sempre historicamente homenageadas, mas tal pratica encontra-se temporariamente suspensa pela nova presidência e diretorias como também todos os títulos vitalícios e de qualquer grau e natureza, titularidades e representações outorgadas pelas antigas presidências e administrações.

Mesmo assim é importante lembrar que é estritamente privado por força de lei o uso dos nomes e das marcas da AFBA e da EFBA só exclusivamente para os filiados e associados das entidades e que estiverem com a contribuição associativa mensal em dia salvo nos casos específicos autorizados por escrito pelas novas normas administrativas da nova presidência.

Neste sentido gostaríamos de contar com a colaboração de todos e aqueles que se encontram em posição irregular associativas com a AFBA e a EFBA, por favor, comuniquem se conosco para regularização das mensalidades como atualizações dos documentos e dados e dos endereços de email já que é nosso principal meio de comunicação.