Documento histórico afba

Documento histórico oficializado pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro

Sua História 

 

A Associação Fluminense de Belas Artes AFBA, é uma entidade civil fundada na antiga capital do Estado do Rio de Janeiro, Niterói, no dia 27 de outubro de 1940, (Instituição sem fins lucrativos com títulos de Utilidade Pública Municipal e Estadual Criada pela Lei 5.116 de 25 de janeiro de 1963) no recinto onde se instalava uma exposição de pintura do renomado artista plástico fluminense Moisés Nogueira da Silva, no saguão térreo do Hotel Imperial situado a rua Visconde do Rio Branco, 535, Niterói, Estado do Rio de Janeiro, Brasil.

A AFBA é mantenedora da Escola Fluminense de Belas Artes – EFBA, que atualmente encontra se adormecida em fase de reforma estrutural para que possa em breve oferecer aos seus associados cursos e formação no âmbito da Educação, das Belas Artes, das Artes, da Cultura alinhadas as novas plataformas tecnológicas indispensáveis para qualquer modelo pedagógico e de ensino na atualidade. 

Sendo assim dentro do seu momento histórico passa a ter sua organização definida, estatuto e suas atividades e objetivos na capital fluminense desde a sua data de fundação. Sócios fundadores e patronos da AFBA – EFBA assistiram e assinaram de forma solene a ata de fundação da Associação, em 27 de outubro de 1940. Estavam presentes também os artistas expositores do I Salão Fluminense de Belas Artes, e outros artistas e intelectuais convidados, personalidades civis, religiosas e militares. 

Documento histórico afba 1

Documento histórico oficializado pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro – 1942

Documento histórico afba 2

Documento histórico oficializado pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro – 1943

Documento histórico afba 4

Documento histórico oficializado pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro – 1950

Documento histórico afba 5

Documento histórico oficializado pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro – 1954

A AFBA surge com a  finalidade cultural de divulgação das Belas Artes e da participação na formação educacional artística técnica e profissional fluminense incentivando e realizando a  promoção da Arte e da Cultura brasileira em seus diversos seguimentos populares, folclóricos e acadêmicos de nossa diversidade. Tem como objetivos também buscar convênios, alianças, interlocuções, parcerias e intercâmbio nacional e internacional na promoção da Arte e da Cultura nacional brasileira.

AFBA Símbolos Históricos: 

afba 1 logo
logo afba 1
logo afba dois
logo afba 4

AFBA na mídia:

afba jornal antigo
afba jb niteroi jornal

Notícia na imprensa sobre a inauguração da AFBA 

Notícia no JB Niterói: AFBA    temporariamente sem sede